Prejuízos que ruídos causam à saúde

Prejuízos que ruídos causam à saúde.

Em consonância com o título, é fato de que barulhos excessivos causam danos permanentes à saúde mental, física, emocional, ultimamente tenho experimentado essa verdade através do barulho do motor no mercado vizinho, sem falar dos sete anos "morando" dentro da serraria e marcenaria do meu pai.
É certo que todos os dias somos expostos a diversos tipos de alardes; motores de carros, buzinas, construções, música alta, enfim uma "infinidade" de sons desordenados, mas quando o barulho mora ao lado, a saúde está realmente em jogo. Faz um bom tempo que eu tenho que conviver com barulhos excessivos e isto de fato ao longo dos tempos vem causado danos ao meu bem estar, ultimamente não tenho conseguido dormir bem, acordo durante a madrugada com fortes dores de cabeça e com o coração acelerado dando fortes pontadas agudas, meu humor altera-se com frequência, perco a concentração em meus estudos e no trabalho estou tendo dificuldade para exercer minhas funções.
Imagem relacionada
Além da intensidade máxima de som considerada segura para o ouvido (85 decibéis) que é facilmente alcançado em diferentes situações do nosso dia a dia, outro fator importante para o prejuízo que o barulho pode causar para a audição é o tempo de exposição. Sons de 85 a 90 dB, os quais são comuns, se tornam nocivos depois de oito horas de exposição.
Ficar exposto a barulhos externos ou internos freqüentes pode ocorrer em qualquer lugar, desde a sua casa e na rua, seria no ambiente profissional que isso deveria mais ocorrer, no entanto, tem sido em minha casa que infelizmente é ao lado de um mercado.

Quem fica submetido a barulhos intensos por muito tempo não demora a apresentar sintomas. Os primeiros a aparecer geralmente são os zumbidos, sensação de estar com os ouvidos tapados e ouvir sons abafados, o que tem acontecido comigo. As lesões auditivas que ocorrem progressivamente são muito difíceis de serem reparadas.
Essas agressões aos ouvidos podem causar os seguintes danos:

Perda da capacidade auditiva

Resultado de imagem para som de motor faz mal à saude

Um dos primeiros sintomas como já se tem falado anteriormente, é o zumbido nos ouvidos que, com o tempo pode afetar o indivíduo de outras formas além da dificuldade auditiva, causando distúrbios de atenção, ansiedade, insônia, depressão, baixo rendimento no trabalho ou escolar, tem falado isto por experiência própria.


Doenças cardiovasculares

Milhares de pessoas acabam perdendo anos de vida saudável devido à exposição crônica ao barulho que são submetidas diariamente.
As doenças cardiovasculares estão entre as que mais se relacionam à exposição continuada à poluição sonora no trânsito, e causam 200 mil mortes por ano em todo o mundo. Eu considerava que as dores no meu coração com respeito ao ruídos eram simplesmente coisa da minha cabeça, cheguei até relatar aos meus parente, mas eles acharam isto um exagero; como que barulhos podem afetar o coração, mas sim, é verdade, assim como a música agitada aumente as batidas do coração, com o barulho não seria diferente.
O stress crônico originado pelos ruídos desencadeia a liberação de hormônios, como a epinefrina e o cortisol, que provocam complicações como a hipertensão, trombose e ataques e paradas cardíacas. Vale a pena arriscar? Sendo assim é necessário buscar uma solução urgente.


Resultado de imagem para Doenças cardiovasculares

Alterações do sono
Resultado de imagem para alteração do sono

Fiquei sabendo que o barulho começa a prejudicar o sono a partir de 30 decibéis, quando o som ultrapassa os 65 decibéis, 40% do tempo do sono profundo, responsável pela recuperação física, mental e psicológica é perdido. E as conseqüências de uma noite ruim é perda de concentração no dia a dia, estresse, desatenção, sonolência, pouca produção em seu trabalho, desgaste físico e mental, enfim, as consequências são visíveis durante todo o dia.
Hipertensão
Resultado de imagem para hipertensão

Aumento anormal da tensão arterial ou nervosa; tensão excessiva. No Brasil cerca de 30% da população, acima de 20 anos é portadora da doença. O hipertenso sem controle pode ter a redução de vida de até dezesseis (16) anos. Os órgãos mais afetados são os olhos, rins, cérebro, não só o coração como também artérias. Os principais sintomas são; dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjôos, falta de ar, sangramento nasais, dor na nuca (pescoço)... Dessa forma acredito que estava tendo uma enorme probabilidade de ter essa doença, pois todos os sintomas aqui descritos eu "estava" sentindo; eu notei que mesmo estando dormindo não tinha um sono confortável e sempre acordava com fortes dores de cabeça, muito cansaço, esgotamento físico, falta de ar, enfim... Além do mais, pelas minhas consultas fiquei ciente que até mesmo quando se está dormindo o excesso de ruído contribui para aumentar a pressão arterial. Barulhos vindos da rua, provocados por buzinas e motores de veículos e também de aeronaves, e até mesmo o ronco de alguém dormindo ao nosso lado, contribuem para situações de hipertensão. Imaginem, então de um motor funcionando 24hs... Dessa forma não é nada aconselhável permanecer habitando, frequentando, trabalhando ou até mesmo passeando em um lugar que causarão males ao bem estar.

Comentários

Postagens mais visitadas